quarta-feira, março 09, 2011

As cinzas escondem as diferenças de uma festa democrática!


Enfim 2011 começou e, após a “maior festa democrática” do mundo, tudo volta a normalidade. Os pobres continuam pobres, os ricos continuam ricos (alguns enricaram mais), os héteros continuam héteros e gays continuam gays (importante lembrar que muitas transformações acontecem nesse período... hehe). Relacionamentos foram desfeitos e outros feitos, enfim, nada fora do normal dos carnavais.
A quarta-feira de cinzas é, sem sombras de duvidas, o melhor dia do carnaval, pois é seu fim...
Eu passei seis dias com medo de ser roubado, com medo de precisar de um socorro medico e tudo isso porque todo contingente do estado da Bahia esta em Salvador cuidando de “pobres ricos” com seus abadás (camisas que dão direito a festa). Protegidos por cordas seguradas por pobres, em sua maioria, negros. Essas pessoas se divertem com um carnaval feito pela TV e que em nenhum momento retrata a realidade dessa festa.
O carnaval é o melhor momento para as “liberdades”. Onde fazer sexo inseguro e usar drogas é o que melhor expressa essa liberdade. Nada mais “natural” numa sociedade de moral no mínimo questionável.
A realidade “segregadora” do carnaval, em especial o de Salvador, é evidente quando vemos as pessoas que curtem os batuques dos tambores. Nesse momento um verso de uma musica do Natiruts. O nome da musica é “Palmares 1999” vale à pena ouvi-la. O verso é o seguinte: [...] E apesar de ter criado o toque do agogô, Fica de fora dos cordões do carnaval de salvador [...]
Por esse verso pode-se ver quem são as pessoas que participam dessa festa democrática. Os democratas do carnaval são gregos? Porq na Grécia, onde a democracia surgiu, havia uma divisão de classes na sociedade, não eram todas as pessoas que podiam ser chamadas e ter direitos de cidadãos (perdoe os possíveis equívocos, pois não sou historiador)
Eu to cansado!! Chega de pão e circo, de ser roubado com o pretexto de alegria, micareteir@s com suas herpes e outras doenças e nada na cabeça, CHEGA!!

4 comentários:

  1. Verdade que COntexta muitas ideias e Pensamentos.
    Mais dita Com a intensidade de palavras esenciais,

    ResponderExcluir
  2. Palavras bem usadas meu caro Ramonzinho!
    sem deixar de citar novamente o Famoso "Pão e Circo" em que vivemos.. =/

    ResponderExcluir